4 Seattle St, Balwyn North, 3104, VIC, AU
- Linhas de Trabalho -
Home   ⇛   Linhas de Trabalho

Como podemos ajudar.

Visite a Casa de Umbanda Vovó Catarina e receba assistência gratuita dos Guias em nossas Giras Abertas..

03 9191 1986
info@umbandamelbourne.com
Linha de Pretos-Velhos e Pretas-Velhas

Linha das Almas

A linha de trabalho dos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas são conhecidos como Linha das Almas. Todos os Guias que trabalham nesta linha estão sob a vibração do Orixá Obaluaê. Sendo que suas falanges recebem a vibração de outros Orixás. Desta forma temos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas que trabalham na vibração de Ogum, Oxum, Iansã e assim por diante.

 
Dia Da Semana

Segunda-Feira é o dia da semana que saudamos as Almas.

Bebidas

Café, vinho moscatel.

Saudação

Adorei as Almas!


Elementos de Trabalho

Cachimbo, cigarro de palha, ervas.

Sobre os Pretos-velhos

Não podemos afirmar que este espíritos são diretamente os mesmos Pretos-Velhos da escravidão. Dentro do processo cíclico da reencarnação eles passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros. Contudo, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto-Velho. Muitos, nem negros foram, no entanto escolheram como missão voltar nesse arquétipo. 

De acordo com sua falange os Pretos-Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são pisicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; em situações necessárias, são os exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e kiumbas.

Caboclo 7 Flechas

Linha das Matas

A linha de trabalho dos Caboclos e Caboclas são conhecidos como Linha das Matas. Todos os Guias que trabalham nesta linha estão sob a vibração do Orixá Oxóssi. Sendo que suas falanges recebem a vibração de outros Orixás. Desta forma temos Caboclos e Caboclas que trabalham na vibração de Ogum, Oxum, Iansã e assim por diante.

Dia Da Semana

Quinta-Feira é o dia da semana que saudamos os Caboclos e Caboclas

Bebidas

Água de Coco, vinho

Saudação

Okê Caboclo!

Elemento de Trabalho

Ervas e charutos, velas brancas e/ou verdes, entre outros

Sobre os Caboblos

Os Caboclos representam diferentes etnias e culturas de várias partes do mundo, e trazem consigo a sabedoria dos antigos povos da floresta. Com uma conexão profunda com a natureza, utilizam seu conhecimento sobre plantas, ervas e raízes para realizar curas e limpezas espirituais. Conhecidos por sua força física e espiritual, os Caboclos carregam uma energia de coragem e determinação que fortalece aqueles que buscam sua orientação.


Embora as entidades da Linha das Matas representem o espírito de povos conectados à natureza, como os indígenas, sua jornada espiritual não significa que foram exatamente os povos indígenas do Brasil em vida. Estes guias espirituais evoluíram ao longo de suas encarnações e hoje praticam a caridade e oferecem proteção como entidades da Linha das Matas.


Além de oferecer proteção contra energias negativas e espíritos obsessores, os Caboclos defendem os terreiros e médiuns, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento espiritual. Sua presença inspira os praticantes a superar obstáculos com bravura e resiliência, sempre em harmonia com a natureza e as forças espirituais.

Exu

Linha dos Guardiões

A linha de trabalho dos Exú, Pombagira, Exús Mirin, Malandro e Malandra é conhecida como Linha dos Guardiões. Todos os guias que trabalham nesta linha estão sob a vibração do Orixá Exú. Sendo que suas falanges recebem a vibração de outros Orixás. Desta forma temos Exús e Pombas-Giras que trabalham na vibração de Xangô, Ogum, Iansã e outros Orixás

Dia Da Semana

Segunda-Feira é o dia da semana que saudamos a linha de Esquerda.

Bebidas

Cachaça, espumante, whisky, vinho rosé, entre outros.

Saudação

Laroyê Exú, Exú e Mojubá! 

Salve a Malandragem!

Elementos de Trabalho

Cigarro, Charuto, rosas vermelhas, velas pretas e/ou vermelhas, pólvora, entre outros

Sobre os Guardiões

Os Exús, Pombas Giras e Exús Mirins são também conhecidos como o “Povo de Rua”, e esta denominação é atribuída devido aos resgates executados por este espíritos a serviço daqueles que são acometidos do desencarne em locais ermos, nas ruas ou desamparados.


Exú é o Guardião dos nossos caminhos, aquele que nos faz forte quando nada mais há a ser feito, é a ele que pedimos proteção e abertura de caminhos, não há caminho sem Exú a nos orientar e proteger. E ainda, Exu é associado à energia da comunicação


Pombagira é a energia de vitalidade, e sendo a vibração feminina de Exú. Elas representam também proteção, força e abertura de caminhos. Pombagiras, assim como Exú, trabalham no resgate dos desencarnados que precisam de auxílio.


Exú Mirim são os encantados na Linha dos Guardiões, não foram espíritos encarnados como os Exús, Pombagiras e Malandros. Eles são considerados uma manifestação mais lúdica da energia de Exú, com características que lembram as crianças ou jovens travessos.


Malandro/Malandra é uma linha de trabalho que é tratada de diversas formas diferentes nas mais variadas vertentes de Umbanda. Na nossa Casa, eles atuam na linha da Esquerda, pois entendemos que esta linha atua como grande suporte no auxílio ao espíritos com baixa vibração e que precisam ser socorridos (encarnados e desencarnados), ajudando aqueles que precisam se desfazer das energias negativas. .

Boiadeiro

Linha dos Boiadeiros

Nutrition is the biochemical and physiological process by which an organism uses food to support its life. It includes ingestion, absorption, assimilation, biosynthesis, catabolism and excretion. The science that studies the physiological process of nutrition is called nutritional science. Organisms primarily provide themselves with carbon in one of two ways: autotrophy and heterotrophy. Combined with the source of energy, either light or chemical , there are four primary nutritional groups for organisms.

Dias da Semana

Quarta-feira é o dia dedicado para saudar as entidades da Linha dos Boiadeiros.

Bebidas

Vinho, cachaça com mel

Saudação

Xetrue Boiadeiro!

Elementos De Trabalho

Chapéu, cigarro de palha, charuto

Sobre os Boiadeiros

Os espíritos que trabalham na linha dos Boiadeiros tem a representação de uma vida de luta e esforço. Eles compartilham uma sabedoria prática, sempre lembrando da importância de enfrentar dificuldades com paciência, persistência e respeito à natureza. Esta linha de trabalho auxilia nos trabalhos de quebra de demanda, é existem Casas de Umbanda, onde esta linha pode ser considerada uma linha auxiliar, sem consulta com os médiuns, mas não é uma regra.


Embora muitos Boiadeiros não tenham trabalhado diretamente com o gado em em suas encarnações anteriores, sua jornada espiritual os direcionou para essa linha, onde prestam caridade e proteção. Representando a força, liberdade e determinação do povo do sertão, trazem consigo uma energia de coragem e resistência, ajudando a afastar influências negativas com seu trabalho de limpeza espiritual nos terreiros. .

Baiano

Linha dos Baianos 

Os espíritos que trabalham nesta linha estão sob a vibração do Orixá Oxalá, embora suas falanges recebam a vibração de outros Orixás, como Iemanjá, Obaluaê, Ogum, entre outros.

Dia da Semana

Terça-feira é o dia dedicado para saudar as entidades da Linha dos Baianos

Bebidas

Água de coco, café e cachaça

Saudação

Adorei a Bahia!


Elementos de Trabalho

Chapéu de palha, cigarro de palha, entre outros

Sobre os Baianos e Baianas

Os Baianos simbolizam o espírito de superação, representando pessoas humildes e trabalhadoras que, mesmo em meio às adversidades, irradiam alegria e força. São entidades próximas e acolhedoras, ligadas à Linha das Almas (Pretos Velhos), pois também trazem conselhos sábios e confortantes, além de realizar trabalhos de descarrego e quebra de demandas espirituais com sua energia vibrante e poderosa.


As entidades da Linha dos Baianos, não são necessariamente espíritos de pessoas que nasceram na região Nordeste do Brasil. Sua evolução espiritual os direcionou a trabalhar nesta linha, onde oferecem caridade, conselhos e proteção.

Marinheiro

Marujada

A Linha dos Marinheiros, também conhecida como Marujada, é composta por Guias que trabalham nesta linha e estão sob a vibração da Orixá Iemanjá, embora suas falanges também possam ressoar com a energia de outros Orixás, como Oxalá, Oxum, Xangô, entre outros.

Dia Da Semana

Sábado é o dia dedicado para saudar Iemanjá e as entidades da Linha dos Marinheiros.

Bebidas

Rum, vinho branco, cachaça e cerveja.

Saudação

Salve a Marujada!


Elementos de Trabalho

Cigarros, charutos, entre outros

Sobre os Marinheiros

São entidades fraternas e acolhedoras, que compartilham mensagens de esperança e coragem. Sua linguagem é simples e repleta de simbolismos marítimos. Frequentemente, nos lembram da importância de agir com fé e confiança, encorajando-nos a explorar o desconhecido, seja em nosso interior ou no mundo ao redor.


Esta linha de trabalho elimina energias negativas muito densas, como dores geradas pela aflição e sofrimento, pois executam um processo que purifica e reequilibra energeticamente o ambiente ao transportar estas energias negativas para a Calunga Maior (mar). A representatividade do trabalho dos Marinheiros nas Casas de Umbanda está ligada à energia de alegria e acolhimento. .

Sulamita

Os filhos do Vento

A Linha do Povo Cigano representa a liberdade, a alegria e a sabedoria, características que permeiam o trabalho desses guias espirituais. Todos os guias dessa linha estão sob a vibração de Santa Sara Kali, padroeira do Povo Cigano, trazendo uma energia de transformação e renovação que inspira aqueles que buscam seus conselhos e proteção.

Dia Da Semana

Quarta-feira é o dia em que celebramos as entidades da Linha do Povo Cigano.

Bebidas

Vinho tinto, espumante e água. .

Saudação

Optcha!


Elementos De Trabalho

Frutas, fogueira, pandeiro, incensos, leques, baralho cigano, entre outros.

Sobre o Povo Cigano

A linha de trabalho do Povo Cigano é uma das mais recentes na Umbanda, muitas vertentes não trabalham com esta linha, há ainda outra vertente onde inclui o Povo Cigano na Linha do Oriente, e há uma diversidade de formatos de Giras Ciganas.


A Umbanda é pluralidade, com os seus fundamentos, que devem ser respeitados para que a disciplina exigida pelo mundo espiritual, possa sustentar os trabalhos espirituais. Desta forma, temos Giras de Umbanda com músicas, fogueiras e muita decoração que remete a ideia de um acampamento Cigano, mas de forma alguma o Povo Cigano na Casa de Umbanda deve ser confundido com os Ciganos, que ainda hoje cultivam sua cultura e tradições.


Também chamados de os Filhos do Vento, os Guias que trabalham nesta linha utilizam o baralho cigano, mas nem todos os médiuns usam este elemento. Sendo uma linha que os Guias trazem conhecimento de magias para obter prosperidade, amor, e fartura. Mas, nada disso é possível sem fé.